Os dez mandamentos (Êx 20:1-26 Dt 5: 7-21)

Os dez mandamentos foi a Lei de Deus dada a Moisés. Toda lei de Deus vai bem além dos Dez Mandamentos, durante milênios rabinos por todo mundo discutem essas leis em vários manuscritos, tais como Midrash e o Talmude, os mais conhecidos.

Em toda Torá (Gênesis a Deuteronômio) são 613 mandamentos que funcionam como girando em uma espiral onde todos os mandamentos convergem ao conceito transmitido pelos “Dez Mandamentos”. Cumprir os dez é o mesmo que cumprir os demais.

Mandamentos Positivos e Mandamentos Negativos

Os judeus ao longo da história tentaram estuda-los sistematicamente enumerando ponto a ponto até que um Judeu conseguiu enumerar os mandamentos em 613, seu nome é Maimônides. De acordo com essa tradição, estes 613 mandamentos estão divididos em dois mandamentos:

"mandamentos positivos", no sentido de realizar determinadas ações (mitzvot assê, mandamentos do tipo "faça!", obrigações)

"mandamentos negativos", na qual se deve abster de certas ações (mitzvot ló taassê, mandamentos do tipo "não faça!", proibições).

Moisés sobe ao Monte com o fim de escutar de Deus suas próprias palavras, seus estatutos e mandamentos. As primeiras Palavras do Eterno tecem especificamente 10 pontos centrais que deveriam ser colocados em duas tabuas de pedra, esses seriam os “Dez Mandamentos”:

  1. Adorar a Deus e amá-lo sobre todas as coisas. ...
  2. Não usar o santo nome de Deus em vão. ...
  3. Santificar os (Sábados) domingos e festas de guarda. ...
  4. Honrar pai e mãe. ...
  5. Não matarás. ...
  6. Não adulterarás ...
  7. Não furtarás. ...
  8. Não levantar falso testemunho.
  9. Guardar castidade nos pensamentos e desejos.
  10. Não cobiçar as coisas alheias.

Toda Lei de Deus gira em torno desses mandamentos, visto que são horizontais e verticais, do homem para o homem e do homem para Deus, respectivamente. Nas duas ocasiões em que Jesus o cita no Novo Testamento como sendo elementos preponderantes para herdar a vida Eterna, Cristo faz o uso apenas de seis, dos dez mandamentos, todos eles do trato horizontal.

Fico a pensar se talvez Cristo quisesse transmitir a ideia de que se deve cumprir os mandamentos daqui (entre nós) como forma de expressão aos mandamentos verticais (do homem à Deus). (Mateus 19:16-30,Lucas 18:18-30)

Então Deus falou todas estas palavras:
Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da escravidão.
Não terás outros deuses além de mim.
Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra.
Não te curvarás diante delas, nem as cultuarás, pois eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso. Eu castigo o pecado dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me rejeitam;
mas sou misericordioso com mil gerações dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não considerará inocente quem tomar o seu nome em vão.
Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás e farás o teu trabalho;
mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro que vive contigo.
Porque o SENHOR fez em seis dias o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e no sétimo dia descansou. Por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.
Honra teu pai e tua mãe, para que tenhas vida longa na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
Não matarás.
Não adulterarás.
Não furtarás.
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.