Moisés repede os Dez Mandamentos Dt 5: 7 – 21

Moisés repete os Dez Mandamentos. A repetição dos Dez Mandamentos se deu prestes Israel entrar em Canaã, a Terra Prometida; e é provável de que o acampamento dos israelitas estavam armados em Bete-Peor, uma cidade no reino de Siom, rei dos amorreus, pode ter sido daqui, a repetição das Leis dada por Moisés aos israelitas.

Os Dez Mandamentos é uma excelente forma de sintetização; isso é, se pensarmos, por exemplo, em observar os textos de Levíticos; neste, são 34 a ocorrência da palavra “sacrifício”; o nome “sacerdote”, ocorre 174 vezes; “sangue”, 84 vezes; “santo”, 38 vezes; “expiação, 38 vezes. A observância de santidade como um todo, em quaisquer aspectos, civis, comportamentais e religiosos – 90 vezes – É isso que Moisés quer, e é isso que ele exige nos novos ouvintes.

Os Dez Mandamentos e sua Aplicação

Primeiro Mandamento Não poderia começar melhor: “Eu sou o Senhor teu Deus”. Nunca se deve esquecer que esta frase é parte integrante do Decálogo, e também a primeira parte. A declaração da relação divina, com tudo o que ela implica - a adoção pactuada de Israel por Deus - precede todos os requisitos da lei. A Lei é, portanto, principalmente uma aliança no sentido mais estrito.

Segundo Mandamento Não terás outros deuses antes de mim. Literalmente o que o termo denota é, “no meu rosto, além da minha presença”. Rashi, uma dos mais conhecidos comentarista judeu afirma: "em qualquer lugar onde estou, isto é, em todo o mundo". “Para onde irei do Teu Espírito, ou para onde fugirei da Tua face? “Os ídolos são, na melhor das hipóteses, apenas máscaras que o homem põe na face de Deus, insultando sua dignidade e tendendo a ocultá-lo de nossa vista.

Os dois versículos, o 8 e o 9, devem estar intimamente ligados, de acordo com o idioma do original: "Não farás para ti nenhuma dessas coisas com o propósito de curvar-se a eles ou adorá-los." Deus afirma que o não cumprimento acarretaria em que Ele, o Senhor, visitaria a iniqüidade dos pais sobre os filhos. O que se deve observar é que existem pecados que tão seguramente acarretem consequências penais para as gerações seguintes como as abominações da idolatria.

Toda idolatria significa a degradação da imagem divina no homem. Mas não significa aqui que a alma do filho morrerá pelo pai. A pena se estende apenas "aos que me odeiam" fica entendido no (V.9). Aqueles que me amam forma um eco oposto ao primeiro (V.10). Assim como o amor neste versículo é prático, o ódio no versículo anterior também o é. Odiar a Deus é desobedecer aos Seus mandamentos.

Terceiro Mandamento Não tomar o nome do Senhor, seu Deus em vão. Literalmente, não colocarás o nome de Jeová, teu Deus, em vaidade , isto é, em nada que seja falso, vazio ou irreal. Em primeiro lugar, é o juramento falso que é proibido aqui; mas a extensão do princípio para palavrões vãos e precipitados, ou o uso leve do Nome sem causa real, é suficientemente óbvio.

Quarto Mandamento Guarda o dia do sábado. Vale a pena observar que os israelitas tinham autoridade expressa dada a eles para impor a observância do sábado aos gentios, quando estes podiam ser considerados "estranhos dentro de suas portas". As palavras de Isaías 56: 6 parecem mostrar que se esperava que “estranhos” que “se apegassem ao pacto” de Deus “guardassem o seu sábado de poluí-lo”.

Se alguma dificuldade for sentida na variação da forma do mandamento daquela que temos no Êxodo, deve-se observar, primeiro, que o próprio mandamento não é alterado, como aparece em Deuteronômio 5: 13-14, comparado com Êxodo 20: 9-10 ; e em segundo lugar, que nesta exortação Moisés chama Israel para ouvir os estatutos e julgamentos que ele, como seu mediador, ordena, e que ele é livre para aplicá-los pelas razões que lhe pareçam melhores.

É claro que é dado uma atenção especial neste mandamento; visto que os cautelosos ouvintes não haviam passado pelas experiências de seus pais; àqueles que primeiramente escutaram tais leis”. Por isso temos o seguinte: “E lembre-se de que tu eras um servo”.

Nesta e na última cláusula do versículo anterior, Moisés adiciona outra razão pela qual um dia em sete deveria ser santificado, a saber, para que os servos pudessem descansar, e isso é instado sobre eles na consideração de por terem sido servos na terra do Egito. Os motivos da guarda sabática são claros: Para comemorar a criação; para dar a devida proporção de descanso ao homem e aos animais e Para proporcionar vantagens espirituais peculiares à alma.

Quinto Mandamento Honrar Pai e Mãe. O único mandamento no decálogo com adção de promessa em sí mesmo. “Para que tudo vá bem com você”. Paulo cita o mandamento na Epístola aos Efésios (Deuteronômio 6: 2-3). Aqui temos um incentivo adicional para honrar os pais colocados exclusivamente no quarto mandamento.

Sexto Mandamento Não matarás. Aqui em Deuteronômio 5:17 temos o mesmo Deus que deu esta injunção também disse, sobre o assassino: “Certamente o matarás”. Muitos mal-entendidos resultaram de uma falha em observar isso. Mas é fácil compreendermos isso quando se observa as duas palavras hebraicas: [ratsach], que significa "cometer assassinato", e [harag], que significa "matar".

É [ratsach] que é proibido aqui. Nada no Antigo Testamento lança qualquer questão sobre a legalidade e necessidade da pena capital conforme infligida por autoridade legal. O mesmo é verdade para o Novo Testamento.

Sétimo Mandamento Não adulterarás. Pode também muitas vezes ser colocado como “Não cobiçarás” Deuteronômio 5:21 . Este, é claro, é um mandamento espiritual, que trata de uma atitude subjetiva interior por parte dos homens. "Outra variação notável no Decálogo Deuteronômico é a reversão da ordem de "esposa "e" casa" no 10º mandamento, e a adição de "seu campo ". Este último é adicionado porque Israel estava prestes a entrar em uma existência estável na terra.

Oitavo Mandamento Não furtarás. No sentido abordado de não roubar, vários estudiosos insistem que, "A principal proibição deste mandamento é contra o roubo de homens (sequestro). O que sabemos é que “Não roubarás” certamente inclui o significado de “não roubarás homens”, bem como uma proibição contra todas as outras formas de roubo que os homens engenhosos foram capazes de inventar.

Nono Mandamento Não dirás falso testemunho contra teu próximo. Doze irmãos se alojariam separados mais juntos; qualquer desgate nesse relacionamento seria empecilho; uma das formas mais produtivas de controlar desgastes relacionais é o bom uso da língua. Jesus Cristo expandiu estes quatro últimos mandamentos para incluir motivos e intenções anteriores, bem como ações abertas, a forma de me relacionar e tratar o meu próximo como cumpridor destes; mostram o cuidado que tenho com àqueles, os primeiros cinco.

Décimo Mandamento Não cobiçarás a mulher do teu próximo; não desejarás a casa do teu próximo... . É bom pensarmos como Cook observou, de que a adição de "campo" aqui "parece muito natural para alguém que estava falando com a divisão de Canaã entre seus ouvintes diretamente em vista".

Não encontramos nenhuma base para fazer uma grande mudança na reversão dos dois termos esposa e casa. Alguns supõem que isso representou algum tipo de grande vitória para as mulheres; mas parece-nos que tal coisa não é indicada. Tal conclusão coloca muita pressão sobre a mera ordem das palavras. Além disso, se "casa" for entendida no sentido de família, incluiria a esposa. Ambas as palavras são usadas em ambas as contas.

Não terás outros deuses além de mim.
Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra;
não te curvarás diante delas, nem as cultuarás; pois eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso. Eu castigo o pecado dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me rejeitam,
mas sou misericordioso com mil gerações dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão; porque o SENHOR não considerará inocente quem tomar o seu nome em vão.
Guarda o dia do sábado, para o santificar, como te ordenou o SENHOR, teu Deus;
seis dias trabalharás e farás todo o teu trabalho;
mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu boi, nem teu jumento, nem qualquer animal teu, nem o estrangeiro que vive em tuas cidades; para que teu servo e tua serva descansem como tu.
Lembra-te de que foste escravo na terra do Egito e que o SENHOR, teu Deus, te tirou dali com mão forte e braço estendido. Por isso, o SENHOR, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia do sábado.
Honra teu pai e tua mãe, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que tenhas vida longa e para que vivas bem na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.
Não matarás.
Não adulterarás.
Não furtarás.
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Não cobiçarás a mulher do teu próximo; não desejarás a casa do teu próximo; nem as suas terras, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.